Hoje resolvi escrever sobre um dos principais complementos de uma festa, O BOLO E SUAS VERSÕES.
Este delicioso alimento a base de massa de farinha, geralmente doce e cozida no forno.
Os bolos são um dos componentes principais das festas, como os de aniversário e casamento, por vezes ornamentados artisticamente e ocupando o lugar central da mesa.
Eles são recheados de vários sabores e sua massa pode ser branca, de chocolate.
Sem o Bolo não existe o parabéns de uma festa de aniversário ou a comemoração ou consagração de um casamento por exemplo.
Existe também um bolo que é chamado de BEM CASADO. Este é um dos doces mais antigo nas festas de casamento. Sabe-se que a mais de 100 anos ele é peça fundamental na maioria das festas e comemorações. O doce além de muito gostoso chama a atenção pela beleza das embalagens com que são produzidos. Feitas geralmente de papel crepom e presas com fita de cetim. Dizem que o bem-casado é servido no final das festas de casamento para trazer sorte e prosperidade aos noivos recém casados. Simbolizando assim a união e o compromisso mútuo entre os pares.
O bem-casado que conhecemos hoje em dia é uma variação das já famosas receitas de casadinhos portugueses. Estes doces são comuns até hoje em Portugal, sendo assim um item indispensável nas festas e comemorações lusitanas. A diferença básica entre casadinho português e o bem-casado brasileiro é que a textura do casadinho português é mais densa. Este doce foi popularizado e hoje possui vários nomes como: Bem-Casado, Bem-Nascido, Bem –Vividos, Bem-Batizado e outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário